Infojus

Projetos Atuais

Conheça melhor os nossos projetos de

Pesquisa

O InfoJus executa projetos de pesquisa no âmbito da Informação, do Direito e da Sociedade.

Nessa trajetória, muitos projetos seguem em andamento. Conheça nossas iniciativas e descubra quais os projetos atuais. Caso queira colaborar conosco em algum deles, entre em contato!

Infosfera - Boas Práticas em G.I na Esfera Pública

A Infosfera é uma iniciativa colaborativa que busca fortalecer e disseminar as melhores práticas de gestão da informação na administração pública, em todos os níveis e poderes. Com ações integradas como congressos, prêmios, plataforma digital e podcasts, promove o intercâmbio entre academia, gestores e sociedade, contribuindo para a modernização, a transparência e a eficiência do setor público. Seu impacto abrange tanto a transformação social — ao ampliar o acesso e a compreensão da informação pública — quanto a formação discente, ao oferecer espaços de pesquisa, debate e produção de conhecimento aplicados à realidade da gestão informacional.

A Infosfera se propõe como uma iniciativa voltada para a disseminação e fortalecimento das melhores práticas de gestão da informação na esfera pública — abrangendo os níveis federal, estadual e municipal, além dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Este projeto de extensão funciona como um espaço colaborativo e interinstitucional, que reúne pesquisadores, profissionais, gestores e tomadores de decisão para fomentar o intercâmbio de conhecimento sobre captação, organização, disseminação e uso estratégico da informação na administração pública.
Destaca-se como plataforma para discutir boas práticas, estratégias de coleta e análise de dados, e ferramentas tecnológicas voltadas à gestão informacional pública, com o intuito de tornar a informação acessível, confiável e útil.
Enfatiza a importância da gestão da informação como área estratégica, ampliando as possibilidades de atuação do corpo técnico e administrativo no setor público 
A condução do projeto envolve três frentes de atuação:
1. Ambiente de integração e troca: promove debates, troca de experiências e disseminação de conhecimento entre diversos atores da esfera pública.
2. Atuação multicanal: organiza-se por meio de diferentes iniciativas — como o Congresso, o Prêmio, a Plataforma de Boas Práticas e o Infosfera Cast — cada uma com foco específico, mas todas voltadas à promoção de boas práticas informacionais.
3. Ações estratégicas integradas: essas iniciativas convergem para criar um ecossistema de aprendizado, reconhecimento, documentação e democratização de conteúdos, constituindo uma abordagem sólida, colaborativa e abrangente.
Ao final do projeto, espera-se:
- Ampliação da cultura informacional no setor público, fortalecendo uma gestão mais moderna, eficiente e transparente.
- Modernização da administração pública por meio da adoção de boas práticas, inovação, transparência e ferramentas digitais.
- Criação de um ecossistema colaborativo e interinstitucional, que potencie políticas de governança digital, governança da informação, preservação digital e segurança informacional.
O projeto visa aprimorar a relação entre justiça, políticas públicas e sociedade, promovendo a transparência e eficácia das ações públicas. Ao promover transparência e integridade, a Infosfera fortalece o controle social e a participação cidadã, tornando a informação pública não apenas disponível, mas também acessível e compreensível a diferentes públicos.
Uma gestão informacional mais eficiente e aberta tende a aumentar a confiabilidade nas instituições públicas, estimulando uma relação mais democrática e participativa entre governo e sociedade.
Estudantes envolvidos no projeto desenvolvem habilidades práticas e teóricas valiosas para o mercado de trabalho, incluindo:
- A participação acadêmica por meio do Congresso (módulo acadêmico — Encontro de Gestão da Informação na Esfera Pública), que promove o diálogo entre academia e prática profissional.
- Integração com programas de pós-graduação, como o PPGGI da UFPR e o PGAP da UnB, indicando envolvimento direto com a formação avançada em gestão da informação.
- Biblioteca digital de boas práticas que pode servir como recurso pedagógico valioso para estudantes, professores e pesquisadores interessados em estudos sobre gestão da informação pública.
- Difusão de conhecimento via mídia digital (Infosfera Cast), que oferece conteúdo acessível, útil para formação continuada e para inspirar novas reflexões acadêmicas.

Legítimo: Observatório da legitimidade de organizações da justiça​

O Observatório da Legitimidade de Organizações da Justiça - Legítimo é uma iniciativa interdisciplinar. O projeto se dedica ao monitoramento e análise das diversas formas de apoio social às organizações do sistema de justiça. Através de serviços contínuos e projetos temporários, o Legítimo visa produzir e disseminar conhecimento que fundamenta o debate sobre a melhoria e manutenção democrática dessas instituições, promovendo transparência, accountability e engajamento cívico em questões relacionadas à justiça e democracia.

O objetivo geral do projeto Legítimo é contribuir para o fortalecimento da legitimidade das organizações da justiça. Isso é alcançado por meio do monitoramento, análise e disseminação de informações sobre eventos críticos, produção científica e propostas legislativas relacionadas ao funcionamento dessas instituições.
Este projeto de extensão está orientado para todos os aspectos relacionados à gestão da informação nas organizações públicas, justiça, científicas e da sociedade civil. Seus objetivos específicos incluem:
a) Desenvolver e manter um banco de eventos críticos e produção científica relacionados à legitimidade das organizações da Justiça.
b) Criar e promover conteúdo através de serviços como podcasts e newsletters, ampliando o debate público sobre questões de legitimidade no sistema judicial.
c) Realizar projetos temporários de pesquisa e análise, incluindo estudos sobre gestão da informação, fake news e sua influência nas instituições judiciais, e levantamento de propostas de alteração legal que possam impactar organizações da justiça.
d) Fomentar a interação e colaboração com outros observatórios e instituições que compartilham interesses e objetivos similares, por meio de benchmarking e compartilhamento de melhores práticas.
O Legítimo inclui uma série de atividades de extensão que buscam realizar seus objetivos através de:
- Banco de Eventos Críticos e Produção Científica: Compilação e análise contínua de eventos relevantes e publicações científicas.
- Produção e Divulgação de Conteúdo: Criação de podcasts, newsletters e outros meios de comunicação para disseminar informações e fomentar o debate público.
- Projetos Temporários de Pesquisa e Análise: Estudos sobre temas específicos como gestão da informação e fake news.
- Colaboração e Benchmarking: Interação com outros observatórios e instituições para compartilhar melhores práticas e conhecimentos.
O projeto busca aprimorar a relação entre justiça, políticas públicas e sociedade, promovendo transparência, participação e eficácia das ações públicas. Isso visa fortalecer a confiança nas instituições públicas e criar uma sociedade mais informada e engajada, resultando em políticas públicas mais eficazes e refletem as necessidades e interesses da sociedade.
Os estudantes envolvidos têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em um contexto prático, enriquecendo sua compreensão dos conceitos aprendidos e desenvolvendo habilidades práticas, como trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação, que são valiosas no mercado de trabalho.

Gestão da Informação Científica no Contexto da Ciência Aberta

O projeto objetiva investigar a gestão da informação científica e sua potencialidade para a proposição de instrumentos para a política científica nacional no âmbito da ciência aberta.

Investigar a gestão da informação científica e propor instrumentos para a política científica nacional.
Este projeto de extensão aborda todos os aspectos relacionados à gestão da informação, incluindo:
- Identificação de necessidades de informação
- Aquisição e organização de dados
- Criação de produtos e serviços
- Armazenamento e disseminação de informações
- Avaliação do uso da informação em organizações públicas, da justiça, científicas e da sociedade civil
A condução do projeto pelo InfoJus envolve três frentes de atuação:
1. Desenho Informacional: Criação de fluxos processuais, infográficos, cartilhas e notas informativas.
2. Riscos Informacionais: Desenvolvimento de ferramentas diagnósticas, modelos de relatórios e aplicação-piloto.
3. Capacitação: Desenvolvimento de metodologias para implementação de escritórios-escola, produção de conteúdo e orientação sobre boas práticas.
Ao final do projeto, espera-se:
- Elaboração de cartilhas orientadoras para pequenos municípios
- Aplicação de ferramentas diagnósticas de risco informacional
- Estruturação de metodologias para autodiagnóstico informacional
- Implantação de escritórios-escola em situação-piloto
- Criação de manuais para políticas públicas em pequenos municípios
- Estruturação do Observatório de Evidências do Ministério Público do Paraná
- Colaboração com entidades públicas e civis para aplicação de ferramentas de gestão da informação
- Envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação em atividades de pesquisa e extensão
O projeto visa aprimorar a relação entre justiça, políticas públicas e sociedade, promovendo a transparência e eficácia das ações públicas. Isso contribuirá para uma sociedade mais informada e engajada, fortalecendo a confiança nas instituições públicas.
Estudantes envolvidos no projeto desenvolvem habilidades práticas e teóricas valiosas para o mercado de trabalho, incluindo trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação.

Laboratório de Design da Informação Legal

O projeto objetiva investigar a gestão da informação científica e sua potencialidade para a proposição de instrumentos para a política científica nacional no âmbito da ciência aberta.

Investigar a gestão da informação científica e propor instrumentos para a política científica nacional.
Este projeto de extensão aborda todos os aspectos relacionados à gestão da informação, incluindo:
- Identificação de necessidades de informação
- Aquisição e organização de dados
- Criação de produtos e serviços
- Armazenamento e disseminação de informações
- Avaliação do uso da informação em organizações públicas, da justiça, científicas e da sociedade civil
A condução do projeto pelo InfoJus envolve três frentes de atuação:
1. Desenho Informacional: Criação de fluxos processuais, infográficos, cartilhas e notas informativas.
2. Riscos Informacionais: Desenvolvimento de ferramentas diagnósticas, modelos de relatórios e aplicação-piloto.
3. Capacitação: Desenvolvimento de metodologias para implementação de escritórios-escola, produção de conteúdo e orientação sobre boas práticas.
Ao final do projeto, espera-se:
- Elaboração de cartilhas orientadoras para pequenos municípios
- Aplicação de ferramentas diagnósticas de risco informacional
- Estruturação de metodologias para autodiagnóstico informacional
- Implantação de escritórios-escola em situação-piloto
- Criação de manuais para políticas públicas em pequenos municípios
- Estruturação do Observatório de Evidências do Ministério Público do Paraná
- Colaboração com entidades públicas e civis para aplicação de ferramentas de gestão da informação
- Envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação em atividades de pesquisa e extensão
O projeto visa aprimorar a relação entre justiça, políticas públicas e sociedade, promovendo a transparência e eficácia das ações públicas. Isso contribuirá para uma sociedade mais informada e engajada, fortalecendo a confiança nas instituições públicas.
Estudantes envolvidos no projeto desenvolvem habilidades práticas e teóricas valiosas para o mercado de trabalho, incluindo trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação.