Infojus

Sobre nós

O que é o InfoJus?

O grupo de pesquisa em Informação, Direito e Sociedade (InfoJus), localizado na Universidade Federal do Paraná, coloca lado-a-lado conhecimentos em gestão da informação, administração pública e estudos jurídicos com vistas a melhorar a relação entre justiça, políticas públicas e a sociedade.

Sua natureza interdisciplinar engloba um conjunto de conceitos teóricos, métodos e técnicas que habilitam a realização de projetos com fins descritivos, analíticos e avaliativos, permitindo o conhecimento aprofundado dos sistemas de justiça.

Realiza atividades de pesquisa, de educação e de serviços de apoio à gestão em temas que articulam os usos, processos e representações informacionais à realização de direitos e ao provimento de justiça, voltadas, sobretudo, a quatro linhas de pesquisa.

Linhas de Pesquisa

Gestão da Informação Legal

O InfoJus estuda todos os aspectos relacionados à gestão da informação legal, incluindo identificação de necessidades, aquisição, organização, criação de produtos e serviços, armazenamento, disseminação, uso e avaliação da informação no âmbito das organizações públicas, da justiça, do meio acadêmico, empresarial e da sociedade civil. Além disso, objetiva criar e aplicar modelos, metodologias e ferramentas que apoiem o processo de gestão da informação legal tanto em instâncias públicas quanto privadas.

O setor aplicado abrange organizações públicas e privadas, incluindo órgãos da justiça, instituições científicas e acadêmicas, empresas e entidades da sociedade civil que lidam com informações legais.

Métricas da Justiça

O InfoJus analisa a mensuração quantitativa dos sistemas de justiça, investigando usos, abusos e impactos das métricas de justiça. O estudo considera requisitos, consistência, eficácia e utilidade de novas métricas ou das métricas já em uso, além de sua relação com a eficácia, desempenho e governança dos sistemas de justiça. O núcleo também objetiva criar uma base de conhecimento robusta sobre o impacto dessas métricas na formulação de políticas, na tomada de decisões administrativas, no controle e no suporte social.

O setor aplicado envolve órgãos e instituições da justiça, políticas públicas e organizações que utilizam métricas de desempenho para avaliação, controle e suporte social, abrangendo tanto o âmbito público quanto a sociedade civil.

Legal Design e Visual Law

O InfoJus estuda a utilização estratégica do design no direito para melhorar a comunicação, compreensão e acesso ao Direito. Isso inclui a aplicação de princípios de Legal Design e experiência do usuário (UX) na concepção e elaboração de serviços, documentos e produtos jurídicos. O foco está nos elementos visuais (Visual Law), como imagens, gráficos, infográficos, bullet points, timelines, fluxogramas, gamificação, vídeos, QR Codes, story mapping e storytelling.

O setor aplicado envolve documentos, serviços e produtos jurídicos em órgãos públicos, escritórios de advocacia, instituições de ensino, organizações privadas e projetos de inovação em direito, visando tornar o conteúdo jurídico mais claro, acessível e eficiente para usuários finais.

Justiça e Informação

O InfoJus analisa o empoderamento da informação no âmbito da justiça, investigando como a gestão e o uso da informação podem instrumentalizar a administração da justiça. O estudo abrange políticas públicas, meios alternativos de solução de conflitos, bases de dados, automação e outras iniciativas inovadoras que apoiem a eficiência e eficácia do sistema judicial.

O setor aplicado inclui órgãos e instituições da justiça, organizações públicas e privadas, além de projetos de inovação voltados para a administração da justiça, políticas públicas e soluções que promovam maior acesso, eficiência e efetividade dos serviços jurídicos.

O dia a dia é

Feito por pessoas

O sucesso das nossas iniciativas é fruto do empenho de todas as pessoas envolvidas, desde pesquisadoras de pós-doutorado até alunas do ensino médio, todas comprometidas com as ações do InfoJus que fazem a diferença.

Nosso trabalho diário é dividido em diversas frentes:

  • Pesquisa Bibliográfica;
  • Pesquisa Documental;
  • Pesquisa Empírica;
  • Litigância Estratégica;
  • Comunicação e Advocacy;
  • Formação, Eventos e Fomento.